domingo, 4 de janeiro de 2015

**Trilogia Jogos Vorazes**

Que os jogos comecem ou melhor dizendo a resenha!

Livro I - Em Jogos Vorazes conhecemos Katniss, uma jovem que perdeu o pai em um acidente em uma mina de carvão e que a partir daí teve que começar a caçar para sobreviver em seu distrito, o último de doze. Essa história poderia ser comum se não fosse pela brilhante realidade que eu gosto de chamar de realidade literária criada por Suzanne ao inventar 12 distritos que são comandados pela grande Capital. O fato é, após uma rebelião do extinto distrito 13 a Capital se viu obrigada a lembrar os distritos sobre como é poderosa e por isso criou os jogos vorazes onde dois tributos de cada distritos devem se enfrentar em uma arena até a morte e o último a sobreviver será o grande vencedor. Talvez todos que estejam lendo a minha resenha já tenho lido o livro ou visto o filme, mas quero fazer essa resenha para mim, para que eu possa me lembrar das reações que tive com o livro, das minhas aventuras na floresta ao caçar com a Katniss. O que mais me fez gostar do livro foi a confusão mental que eu compartilho com ela, não que eu esteja dividida em dois garotos estou longe disso, entretanto por temermos o conhecimento próprio, com isso quero dizer que não conseguimos nos aceitar de forma correta, não sabemos quem somos. Eu não sou mais assim, mas era uma coisa que eu costumava fazer era negar tudo que vinha do amor, negar tudo que poderia me levar até quem eu sou. Voltando a história do livro... O companheiro de caça de nossa protagonista é Gale um jovem que arranca suspiros de todas as meninas do seu distrito menos de Katniss, ou será que não ( isso eu ainda não sei porque to começando em chamas agora, mas acho que ela está confusa). A garota quente então se vê em uma encrenca quando vai para a Capital pelos jogos vorazes com o garoto do pão, Peeta que salvou sua vida a muitos anos atrás ao lhe entregar um pedaço de pão depois de apanhar da mãe e ainda fazer Katniss começar a ir na floresta caçar como fazia com seu pai. Bem, seu eu falar mais será spoiler da minha parte, mesmo eu sabendo que quando eu começar a falar de em chamas vai ser, porém sei que ninguém vai ler essa resenha então posso falar o que eu bem entender.

Livro II- Em Chamas tem as mesmas adrenalinas quem Jogos vorazes, porém a história parece se complicar mais e para mim parece um livro meio desnecessário com  muita 'encheção' de linguiça! O livro só me surpreendeu no final quando Katniss faz algo de útil.  Eu odeio ela. Sei que já falei isso mas ela é o tipo de pessoa que eu não suporto, odeio gente indecisa que não sabe o que passa na sua cabeça. Acho que o que me prende mais nesta trilogia é a maneira como não suporta ela, por isso sempre quero saber o que vem depois. 

Livro III- Esperança... O que podemos definir como esperança? alguns dizem que é não perder a fé outros falam que ela não existe e essa foi a maior disputa que eu encontrei no último livro da trilogia. Suzanne me prendeu neste livro de uma forma, digamos que fora do convencional, já que eu estava esperando a morte de Katniss desdas primeiras páginas. Eu tive raiva, fiquei triste, senti dor, pena, mas posso dizer que eu não perdi a esperança de que Suzanne iria me surpreender. Em um final incrível, bem escrito e programado. Collins me surpreende e me faz chorar, não de raiva, não de dor, mas por me fazer gostar da Katniss. Nossa protagonista se transforma em uma mulher finalmente, claro que para isso muitas perdas acontecem e não sou eu que vou falar delas pra vocês. Então quem quiser saber que leia os livros e da mesma forma que eu se encante com a forma diferente que Collins narra e escreve. Mas não se esqueçam que a esperança é a última que morre.


"Não é um erro continuar vivendo." - A Esperança.


"Que a sorte sempre esteja ao seu favor."

0 comentários:

Novidades

Agradecendo ao passado

Em 2016, eu aprendi que nada dura pra sempre se a gente não se esforça para nutrir aquilo todos os dias. Regar a planta diariamente para qu...

No Momento

No Momento
Tentando voltar ao mundo literário

Faça Parte!