terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A lógica do consumo

Vou explicar o contexto da minha postagem de hoje, bem eu acabei de ler um livro chamado: A lógica do consumo. Eu fiquei tão impressionada com uma parte que acabei contanto pro meu pai algumas coisas, porque me lembrei de alguns vídeos que meu irmão adora (Abrindo ovos com surpresa dentro, são vídeos longos e para nós bem chatos). Acho que a partir desta explicação da pra entender o email.
"Então, estou eu lendo um livro (A lógica do consumo, que por sinal acho adegado para sua leitura) que fala muito sobre o comportamento do ser humano. Quando, no capítulo 3, me deparo com uma novidade surpreendente e meio assustadora até. Ao ler o meu mais novo conhecimento, me vêm na cabeça a imagem do meu lindo irmãozinho e me surpreende ao avanço da minha leitura com tanta semelhança, então ai vai o que é de meu conhecimento agora.
Nosso cérebro é um enigma gigantesco, que não sabemos nada sobre ele e a cada passo que a ciência dá mais enigmático ele se torna, ai você se pergunta: Por que ela está falando tanta porcaria? Bem, um estudo feito pelo cientista italiano Giacomo Rizzolati para descobrir como o cérebro organiza comportamentos motores (a pesquisa foi feita em macacos da espécie Rhesus), revelou que o macaco tem um neurônio ( que foi batizado pelo Rizzolati) que chama neurônio- espelho, ou seja o macaco copia tudo que é feito por outra pessoa. Visto isso, você me fala, mas disso eu já sabia, porém o que você não sabe é que nós seres humanos também somos assim. 
O que estou falando é que o nosso maravilhoso cérebro é o culpado por copiarmos os outros, sendo da hora de bocejar, sendo na hora de comprar um celular novo. O mais incrível desta descoberta é que não copiamos apenas ações copiamos sentimentos e é por isso que choramos ao ver alguém chorar, sorrimos ao ver alguém sorrir, não só isso, mas nos sentimos melhores ao sermos atendidos em uma loja por alguém feliz, isso tudo é causado pelo neurônio espelho.
O mais importante disso tudo é que eu descobri o porquê do Bernardo adorar assistir aqueles vídeos no youtube onde os caras tiram surpresas do ovo. Ele gosta porque ver alguém contente faz ele se sentir contente, para ele é como se ele fosse quem estivesse descobrindo as surpresas dentro dos ovos. Olha que maginifico é o nosso cérebro. Então a próxima pergunta que você me faz é: Se o nosso cérebro é tão bom a tal ponto que repete a ação positiva do outro, porque quando eu sorrio para alguém ela me devolve um xingamento? Há uma explicação para isso também e ela vêm do neurônio espelho. O que acontece é que se uma pessoa faz algo ruim o seu neurônio espelho cria uma empatia por ela.
Essa é a minha breve declaração sobre a adoração do meu irmão por vídeos que para nós são idiotas, mas se formos sentar ao lado dele talvez se transforme em legais."

É isso espero que tenham gostado e quem quiser lenha o livro, porque ele é incrível.

ps: para saber mais sobre os neurónio espelhos.


0 comentários:

Novidades

Agradecendo ao passado

Em 2016, eu aprendi que nada dura pra sempre se a gente não se esforça para nutrir aquilo todos os dias. Regar a planta diariamente para qu...

No Momento

No Momento
Tentando voltar ao mundo literário

Faça Parte!