terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Extraordinário

"Sem mais uma palavra sequer, ele escreveu:
  Quem nós somos!
... E é isto que vamos fazer aqui: descobrir quem somos."
Uma leitura simples, um livro com uma pegada light, que muitos podem até falar ser infantil, mas para quem já se sentiu um Auggie, para quem já foi uma aberração, é uma leitura que relembra o passado que nós faz voltar no tempo. O mais legal do livro é a sua narrativa que parte desda visão do Auggie até a visão de seus amigos e isso deixa a história mais emocionante.
A minha caminhada pelo livro me levou para quando eu tinha oito anos e todos me xingavam, me levou a época em que eu era uma aberração e me fez ser forte de novo, me fez lembrar de quem eu era e em quem eu me transformem. Resolvi começar minha resenha por está frase do livro porque creio que ela foi deixada de lado e creio que poucas pessoas conseguiram entender a metáfora por trás da doença do August.
O livro não está ligado a doença dele e nem a relação dele com seus pais, que eu realmente o invejo por isso. O livro está ligado ao fato de pré conceito, escrevo assim para mostrar a origem da palavra, as pessoas julgarem por uma simples origem, por um simples "defeito". O fato de Auggie querer mostrar que é um garoto comum, só me faz ter orgulho de ver o quanto ele é extraordinário, o fato de ele não ligar para o quanto é "diferente", me deixa meio chateada porque ser diferente, para mim, é a melhor coisa do mundo e ver ele aos poucos vendo e aceitando isso, me lembra uma certa garota que era da mesma forma. Tinha um defeito de ser gorda e queria somente mostrar que era uma garota comum, mas o seu coração era maior que isso, então no final ela se sentia diferente, porque na verdade era isso que ela era.
Voltar no tempo me fez ser extraordinária, me fez ser mais ainda eu mesma. Não choro tanto com um livro desde Como eu era antes de você, não sei ao certo porque chorei, mas sei que não conseguia parar, sei que o livro tocou o fundo da minha alma e agora só o que eu quero e dar uma copia desde livro a todos os meus amigos para que no final dele todos se sintam extraordinários. 




Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

PS: " Nós não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de  nós. E assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama." Com certeza a melhor citação do livro.



 
Tiveram momentos que eu não conseguia ler o livro de tanta emoção, então pegava meu fone de ouvido e colocava está última música, a primeira eu pus porque Born this Way é meu hino e essa menina para mim é a prova de que todos os sonhos se realizam, eu a acho extraordinária.

0 comentários:

Novidades

Agradecendo ao passado

Em 2016, eu aprendi que nada dura pra sempre se a gente não se esforça para nutrir aquilo todos os dias. Regar a planta diariamente para qu...

No Momento

No Momento
Tentando voltar ao mundo literário

Faça Parte!